Orkut

O Orkut é uma plataforma para comunidades virtuais, filiada ao Google, com o objetivo de ajudar seus membros a conhecer pessoas e manter relacionamentos. Seu nome é originado no projetista chefe, Orkut Büyükkökten, engenheiro turco do Google. Seu alvo inicial eram os Estados Unidos, porém ganhou mais força no Brasil e na índia, sendo os mesmos seus maiores usuários. A sede do Orkut era inicialmente na Califórnia, quando o Google anunciou que o Orkut seria operado no Brasil pelo Google Brasil devido à grande quantidade de usuários brasileiros e ao crescimento dos assuntos legais. O Google anunciou em 19 de novembro de 2008 que disponibilizaria gradualmente aos usuários brasileiros uma ferramenta para bate-papo integrada ao orkut. A rede social já funcionava com o Google Talk, mas a novidade simplifica o acesso e uso do chat.

Como acontece na maioria dos sites de rede social no orkut existe um grande número de perfis falsos (também chamados de fakes ou bogus). Esses perfis geralmente se passam por pessoas famosas ou personagens de filmes ou desenhos, assim sendo óbvio que eles são falsos. Eles são criados tanto para proteger a identidade da pessoa quanto para diversão, e não são ilegais. O problema é quando o perfil é de uma outra pessoa, seja ela viva ou morta. Nesse caso, isso pode se enquadrar como falsidade ideológica. No Brasil, um homem de Santa Catarina foi preso por criar três perfis falsos e usá-los para difamar as vítimas.

No dia 19 de junho de 2006 os pesquisadores de segurança da “FaceTime Security Labs”, Christopher Boyd e Wayne Porter descobriram um “worm”, chamado de MW.Orc. Esse “worm” rouba detalhes bancários de usuários, como login e senha se propagando através do orkut. O ataque é iniciado quando um usuário lança um arquivo executável disfarçado de arquivo JPEG. O executável inicial que causou a infecção então instala mais dois arquivos no computador do usuário. Esses arquivos então enviam um e-mail com detalhes da conta bancária para o criador do “worm” quando o usuário infectado clica no ícone do “Meu Computador”. A infestação se espalha automaticamente postando a URL na página de recados de outro usuário.

Além de roubar informações pessoais, o malware também permitia que um usuário remoto controlasse o computador e fizesse dele parte de uma botnet, uma rede de computadores infectados. O botnet nesse caso usava a banda de rede do computador infectado para distribuir filmes piratas em larga escala, potencialmente reduzindo a velocidade de conexão do usuário. De acordo com declarações feitas pelo Google, a empresa implementou um conserto temporário para combater o “worm”.

Em 16 de Janeiro de 2007, a comunidade do “Orkut Eu AMO Floripa” foi alvo da primeira transação comercial de que se teve notícia na rede no Brasil, quando foi “adquirida” pela RBS, que pagou R$ 2 mil a um jovem carioca para se tornar mediadora do fórum de discussão. A página da comunidade foi utilizada para promover o festival do verão “Floripa Tem”, e seu nome foi alterado, logo em seguida, para “Eu Amo Floripa! Floripa Tem!”. Na época a comunidade totalizava quase setenta e cinco mil membros, e foi escolhida para a transação por sua maior popularidade entre os usuários da rede de relacionamento, comparada a outras com o mesmo tema.

É notável o sucesso das comunidades no Orkut, pois é uma forma interessante das pessoas encontraram de dizer quem são, sua personalidade. É até um pouco saudosista, “Eu assistia…”, “Eu comia…”, “Já fiz…”, “Eu vestia…”, “Eu brincava de…” e famoso “Eu odeio…” são palavras que fazem parte de vários nomes de comunidades.

A possibilidade de reunir um grupo em torno de um interesse comum e gerenciar as informações trocadas por este grupo despertou o interesse de internautas de todo o mundo, sobretudo dos brasileiros. O Orkut permite que seus usuários criem comunidades sobre assuntos diversos em um número ilimitado desde seu primeiro acesso à rede. O ser humano afirma a sua identidade por meio de sua afiliação social. São os diferentes grupos aos quais os indivíduos pertencem que os permitem saber quem são e o que aspiram. Esta teoria explica o interesse dos membros da rede Orkut em afiliar-se a comunidades que o definam ou que demonstrem seus gostos e suas características. É a partir das comunidades que os indivíduos começam de fato a inteirar-se com os outros membros. As comunidades de interesse e de relacionamento são as mais atrativas e populares dentro da rede, pois tratam de assuntos específicos a serem desenvolvidos e da troca de experiências pessoais entre os membros.

Sobre Comunidades Virtuais

Blog criado por alunos da disciplina Relações Públicas e Tecnologias da Informação e da Comunicação, 3º semestre, do curso de Comunicação Social - Relações Públicas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Publicado em 11 de junho de 2012, em Principais Comunidades Virtuais e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. Esse sistema de comunidades é muito eficiente na troca de conhecimentos e informações, sejam elas de interesses acadêmicos ou não. Acredito que de todas as Redes Socias, é o Orkut que tem a maneira mais eficiente de permitir a interação dos seus usuários de todas as partes do mundo.

  2. Ocorre em outras redes sociais mais com maior força no Orkut casos crescente de pessoas divulgando fotos, imagens de menores de 14 anos. Lembrando que, menores em trajes intímos e em momentos intímos ( beijo, por exemplo ) e sendo apalpados em regiões privadas é considerado pedofilia, tanto a pessoa quem tirou as fotos ou mesmo que a pessoa simplesmente tenha colocado no site fotos tiradas por outra pessoa, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente.

  3. A perda de espaço para o Facebook, na minha opinião, se deve pelo fato dessa rede não se colocar ao serviço social pelo intuito em que nasceu. Tanto é provado que o Orkut tem a possibilidade de sair da rede devido ao déficit de usuários que obtem atualmente. Essas comunidades, no Orkut até então, tonaram-se alimentadoras para a permanência desse site, porém as comunidades virtuais tem o lado negro de alimentar os crimes cibernéticos, além das falsidades ideológicas também há os crimes de pedofilia, extelionato,patrimônio público entre tantos outros que não são devidamente investigados por grupos investigativos especializados em crimes que acontecem na rede das comunidades virtuais.

  4. O orkut vem perdendo muito espaço para o facebook e para o twitter.. Nestes últimos também é possível criar grupos de discurssões muito acaloradas!

Deixe um comentário